domingo, 1 de novembro de 2015

Introdução a Filosofia

Introdução à Filosofia
A palavra filosofia é de origem grega. É composta por duas outras palavras: philos e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia já quer dizer sabedoria e dela vem à palavra sophos, sábio.
            Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. O filósofo é o que ama a sabedoria e tem amizade pelo saber, deseja saber. No livro fundamentos da teologia cristã, um dos autores nos informa que:
A palavra “filosofia” significa literalmente amor à sabedoria. Pitágoras que nasceu por volta de 570 a.C., considerando, o primeiro pensador que se intitulou filósofo, via os filósofos como espectadores nos jogos festivos, e não como atletas. Desde então, os filósofos sempre têm-se orgulhado de olhar para as coisas imparcialmente. Mas repudiaram de que a filosofia é um esporte de expectadores passivos. É uma luta sem descanso diferenciar a realidade das aparências. Apenas recuando e fazendo as perguntas certas podemos esperar chegar à verdadeira natureza das coisas.” (KEELEY, 2000, p. 30)                 
           
            Para Xavier Teles a filosofia é:
“Uma reflexão sistemática e crítica sobre certos problemas que não caem sob a alçada das ciências e especificamente sobre os problemas do conhecimento e da ação.” (TELES, 1989, p.53)
            Já Mondim (1981, p.5) vê a filosofia como um conhecimento, uma forma de saber, e como tal, tem sua esfera particular de competência; sobre esta esfera busca adquirir informações válidas, precisas e ordenadas. De acordo co o filósofo brasileiro Dermeval Saviani, define a filosofia como relatada no livro escrito por Aranha e Martins como: “uma reflexão radical, rigorosa e de conjunto sobre os problemas que a realidade apresenta.” (ARANHA & MARTINS, 2014, p. 17) Deleuze e Guatari citando Saviani, escreveram que:  
a filosofia é a arte de formar, de inventar, de criar conceitos. Temos que entender que a teologia também cria conceitos como, por exemplo, a trindade, que exige a especulação e a razão. Foi formado com a utilização dos métodos filosóficos além  do mais os teólogos cristão do fim da idade antiga e da idade média eram chamados de filósofos cristãos.” (DELEUZE & GUATARI, 1992, p. 10).
            Abbagnano utilizando-se de uma definição de filosofia de Platão em seu verbete de filosofia que diz “A filosofia é o uso do saber em benefício do homem.” (ABBAGNAMO, 2012; p. 514). No entender dos filósofos, a filosofia estuda tudo. Aristóteles, o primeiro a pesquisar rigorosamente e sistematicamente a natureza desta disciplina, diz que a filosofia estuda “as causas últimas de todas as coisas”. Cícero define a filosofia como sendo o “estudo das causas humanas e divinas das coisas”. Descartes afirma que a filosofia “ensina a bem raciocinar”. Hegel concede a filosofia como “saber absoluto”. Teles (1989, p. 8) nos informa que a filosofia, por sua vez, é uma visão racional e crítica da realidade, apoiada apenas na capacidade de pensar.
            A grande tentativa dos filósofos sempre foi analisar e discutir o que seria verdadeiramente a natureza das coisas. Eles levantaram muitas questões tais como a metafísica[1], a teoria do conhecimento, sobre a ética, o que é a verdade? Entre muitas outras questões levantadas pelos filósofos. A filosofia grega tem com base a aspiração ao conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana, da origem e causas do mundo e de suas transformações, da origem e causas das ações humanas e do próprio pensamento.
            A primeira vez que a palavra filosofia apareceu foi sob a forma verbal filosofar (Heródoto[2]; 484-425?a.C), com o significado de esforçar-se por adquirir novos conhecimentos. O historiador grego se refere à observação de Creso, rei da Lídia, feita a Sólon, o legislador ateniense. “Ouvi dizer que viajaste por muitas terras como que filosofando, isto é, como que buscando adquirir novos conhecimentos”.
            Já segundo Cícero[3], foi Pitágoras[4] o criador do vocábulo filosofia esta é a teoria mais aceita no meio filosófico. Segundo Cotrim e Fernandes eles nos relata como surgiu a definição de filosofia, vejamos:
 “Quando o príncipe Leonte, comenta ele, perguntou a Pitágoras em que arte era versado, Pitágoras respondeu-lhe que era apenas um filósofo, isto é, um estudioso e amigo da sabedoria: um filósofo. No tempo dos sofistas e de Sócrates, a palavra filosofia era empregada para designar o cultivo sistemático de qualquer conhecimento teórico”. (COTRIM, FERNANDES, 2010, p.14)
A filosofia surgiu antes da palavra, pois o primeiro filósofo foi Tales de Mileto que era anterior a Pitágoras.Vejamos que escreveu Marilena Chaui:.
Os historiadores da filosofia dizem que ela possui data e local de nascimento: fim dos século VII a.C e inicio do século VI a.C., nas colônias gregas da Ásia Menor, na cidade de Mileto. E o primeiro filósofo foi Tales de Mileto.”(CHAUI, Marilena, 2011;; p.30)




[1]  Metafísica ð A Metafísica é uma das principais obras de Aristóteles e o primeiro grande trabalho sobre a própria metafísica. O objeto de investigação da Metafísica não é qualquer ser, mas do ser enquanto ser. Examina o que pode ser afirmado sobre qualquer coisa que existe por causa de sua existência e não por causa de alguma qualidade especial que se tenha. Também aborda os diferentes tipos de causas, forma e matéria, a existência dos objetos matemáticos e Deus.
[2] Heródoto (em grego, ρόδοτος - Hēródotos, na transliteração) foi um geógrafo e historiador grego, continuador de Hecateu de Mileto, nascido no século V a.C. (485?–420 a.C.) em Halicarnasso (hoje Bodrum, na Turquia). Foi o autor da história da invasão persa da Grécia nos princípios do século V a.C., conhecida simplesmente como As histórias de Heródoto. Esta obra foi reconhecida como uma nova forma de literatura pouco depois de ser publicada.
[3] Marco Túlio Cícero, escritor, orador e grande advogado romano. Viveu de 106 a 43 a.C.
[4] Pitágoras de Samos (do grego Πυθαγόρας) foi um filósofo e matemático grego que nasceu em Samos entre 570 a.C. e 571 a.C. e morreu em Metaponto entre 496 a.C. ou 497 a.C.

Um comentário: